MOMENTOS DO M.N.U

MOMENTOS DO M.N.U

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ORIGEM / SIGNIFICADO DA PALAVRA FAVELA

A palavra favela, significando, amontoados de casebres, é originária de uma planta que havia na região de Canudos, na Bahia, arbusto típico do sertão nordestino, o faveleiro, mais popularmente favela. O Morro de Favela possui este nome porque o morro era coberto de uma planta, chamada de favela.

A fava (Vicia faba) é uma planta da família das leguminosas agora renomeada Fabaceae, não trepadeira, que produz vagens grandes, dentro das quais se formam as sementes. É um alimento de grande importância desde a Idade da Pedra. É muito rica em proteínas e carboidratos, embora pobre em vitaminas. Alcança cerca de 1,20 m de altura e produz flores grandes, brancas ou róseas, às vezes arroxeadas, com mácula preta.

Soldados que combateram Antônio Conselheiro, nos anos de 1887/1888, ao retornarem para o Rio de Janeiro, não receberam o dinheiro que o governo prometera. Como não tinham onde morar construíram rústicas habitações nos morros.

O local, no morro da Providência, no Rio, lembrava habitações existentes em Canudos. Naqueles morros do sertão baiano e o nome foi copiado para as habitações dos soldados e depois estendido às comunidades pobres cariocas a partir daí, estes morros passaram a ser conhecidos como favelas, em referência à "favela" original. A planta se denomina fava, que segundo Mestre Lua de Bobó(BA), era utilizada para "fechar o corpo".


Um comentário:

  1. Obrigado. Estamos sempre a aprender e aposto que a maioria dos brasileiros desconhece a origem da palavra favela. Mais uma vez, o meu obrigado.

    ResponderExcluir